
Este é um curso que visa despertar e desenvolver o gosto musical, através da construção do conhecimento musical, contribuindo na formação global da criança. O alvo primo da musicalização é o de desenvolver a criança como um todo, tornando-a um ser humano melhor. E este desenvolvimento passa pelo psíquico, motor, sensorial, criativo, afetivo, racional e social.
Assim como as técnicas pedagógicas, a educação musical deve ser inter e multidisciplinar, visando sempre o aluno e sua realidade, pois a música - além de forma de expressão e linguagem - é um caminho secundário para o desenvolvimento de outras habilidades, como o perceptivo-motor e o raciocínio lógico-matemático. O cantar, o tocar, o dançar ou somente o ESCUTAR, derrubam barreiras, destroem bloqueios adquiridos pelo ser social, pela simples prática.
Se formos além e fizermos da música parte integrante na construção do conhecimento, possibilitaremos, em especial, às crianças, a satisfação de estar "PRATICANDO O SENTIR". Com isto ela desencadeia um processo de aproveitamento muito maior das informações que a cercam e, através da sua percepção, trabalhada pela música, ela chega ao saber com muito mais facilidade, o que lhe proporcionará o prazer do CONHECER.
Então, constatamos que a musicalização infantil, iniciada de forma lúdica, contribui sobremaneira para a formação do SER sensível, do equilíbrio interior, da concentração, da organização de idéias, do raciocínio lógico, do falar e escrever, do agir e reagir, deixando ainda para o futuro O RESULTADO DAS VIVÊNCIAS da linguagem musical.
Em toda nossa metodologia utilizamos o "circulus concentricus", ou seja, trabalhamos de formas diferentes os mesmos conceitos, pois como aprendemos com Piaget, devemos partir do concreto para chegarmos ao saber. Também nos valemos de Montessori, criando objetos variados para ilustrar e ensinar. Sabemos que há 3 formas de um ser humano aprender, uma delas é imitando (o bebê começa exatamente assim), a outra é repetindo (as crianças de 2, 3, 4 e 5 anos fazem isto), e a última é analisando (o que ocorre com as crianças a partir dos 5 anos). Aplicamos isto em nossas estratégias, conseguindo bons resultados. E sabendo que o mundo da criança é uma fantasia, criamos aulas em que o conteúdo musical é dado através da mesma.
Assim como as técnicas pedagógicas, a educação musical deve ser inter e multidisciplinar, visando sempre o aluno e sua realidade, pois a música - além de forma de expressão e linguagem - é um caminho secundário para o desenvolvimento de outras habilidades, como o perceptivo-motor e o raciocínio lógico-matemático. O cantar, o tocar, o dançar ou somente o ESCUTAR, derrubam barreiras, destroem bloqueios adquiridos pelo ser social, pela simples prática.
Se formos além e fizermos da música parte integrante na construção do conhecimento, possibilitaremos, em especial, às crianças, a satisfação de estar "PRATICANDO O SENTIR". Com isto ela desencadeia um processo de aproveitamento muito maior das informações que a cercam e, através da sua percepção, trabalhada pela música, ela chega ao saber com muito mais facilidade, o que lhe proporcionará o prazer do CONHECER.
Então, constatamos que a musicalização infantil, iniciada de forma lúdica, contribui sobremaneira para a formação do SER sensível, do equilíbrio interior, da concentração, da organização de idéias, do raciocínio lógico, do falar e escrever, do agir e reagir, deixando ainda para o futuro O RESULTADO DAS VIVÊNCIAS da linguagem musical.
Em toda nossa metodologia utilizamos o "circulus concentricus", ou seja, trabalhamos de formas diferentes os mesmos conceitos, pois como aprendemos com Piaget, devemos partir do concreto para chegarmos ao saber. Também nos valemos de Montessori, criando objetos variados para ilustrar e ensinar. Sabemos que há 3 formas de um ser humano aprender, uma delas é imitando (o bebê começa exatamente assim), a outra é repetindo (as crianças de 2, 3, 4 e 5 anos fazem isto), e a última é analisando (o que ocorre com as crianças a partir dos 5 anos). Aplicamos isto em nossas estratégias, conseguindo bons resultados. E sabendo que o mundo da criança é uma fantasia, criamos aulas em que o conteúdo musical é dado através da mesma.

Trabalho encantador.por isso tenho me esforçado para que meu filho participe.Parabéns
ResponderExcluir