Música é coisa também para bebês Edição de 29/01/2008Na infânciaDois educadores ensinam música para crianças a partir de um ano
A música de saudação inicia a aula. Pode ser de bom dia ou de boa tarde. Com gestos delicados, feitos pelas mãos e pelos braços, os bebês imitam os educadores Gilda e Paulo Maia. É o começo de um espaço de tempo semanal de 50 minutos, em que eles dedicam-se à 'Musicalização para bebês'. Curso livre pioneiro em Belém, com aulas acontecendo na sala-estúdio 'Irmãos Nobre', que ocupa parte do segundo andar de um antigo prédio do Bairro da Campina, construído na década de 50. Pais de bebês de 1 a 5 anos de idade já podem inscrever seus filhos.
'A gente faz esse trabalho com muito amor', declara a paraense Gilda Maia, de 32 anos, especializada no ensino das artes na educação básica e em fundamentos da musicoterapia. Nascida em uma família de músicos, ela escolheu o canto lírico para estudar e praticar. A dedicação à musicoterapia veio depois, com a pós-graduação que fez junto com o sobrinho, Paulo Maia, de 24 anos, que nasceu no Rio de Janeiro e veio para a capital paraense ainda criança, com familiares. Juntos, eles pesquisaram e escreveram a monografia 'A música e os bebês - experiências e vivências', para a Faculdade Internacional de Curitiba.
Nas aulas com bebês, há momentos em que Gilda canta e Paulo toca oboé e flauta. 'Os bebês gostam muito', conta ele. Para Gilda, a musicalização para bebês desenvolve boas qualidades no ser humano. 'Torna o ser mais sensível e amoroso, de bem com a vida', ressalta. O início do curso livre em Belém aconteceu no mês de maio do ano passado. 'Nossa primeira aluna foi Manuela, um bebê de 1 ano e 5 meses. Até hoje ela participa das aulas', diz Paulo. Atualmente, os educadores estão com 12 bebês.
Na sala-estúdio 'Irmãos Nobre', os bebês ficam à vontade. Em meio a um ambiente alegre, agradável e confortável, eles participam das aulas. 'Trabalha-se a coordenação motora, a socialização e a interação dos bebês, que sempre devem estar acompanhados por um responsável', explica Gilda. Um ambiente cercado por brinquedos, onde educadores e bebês produzem som e cantam sem som. No repertório musical, cantigas de roda e canções do folclore brasileiro. 'Com ludicidade, os bebês aprendem brincando!', acrescenta ela. Ao final, antes dos alunos retornarem as suas residências, ainda tem a música do tchau.

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